Comissão de Nomeações e Retribuições

Comissão de Nomeações e Retribuições

REGRAS DE ORGANIZAÇÃO E FUNÇÕES

O Conselho de Administração nomeou, entre seus membros, uma Comissão de Nomeações e Retribuições (segundo os Estatutos Sociais da Elecnor, esta Comissão deverá ser composta por no mínimo três e no máximo cinco membros).

O Presidente da Comissão de Nomeações e Retribuições tem voto dirimente no caso de empate nas votações e foi designado entre seus membros, conforme estabelecido pelos Estatutos Sociais da empresa.

Os Estatutos da Sociedade preveem que, como Secretário da Comissão de Nomeações e Retribuições, poderá designar o Secretário do Conselho de Administração, embora atualmente o cargo de Secretário dessa Comissão seja ocupado pelo Presidente e pelo Diretor Executivo da empresa.

A Comissão de Nomeações e Retribuições tem as seguintes funções:

  • Submeter ao Conselho de Administração as oportunas propostas de nomeação e reeleição dos Conselheiros, assim como as de remoção dos mesmos, se for o caso.
  • Informar o Conselho de Administração sobre as nomeações relativas à Alta Administração da empresa ou de suas filiais.
  • Informar a Assembleia Geral sobre quaisquer questões relativas às funções que, em virtude deste artigo, tiver atribuídas.
  • Propor ao Conselho o sistema e a quantia das retribuições anuais e incentivos dos Conselheiros, inclusive dos regimes de previsão.
  • Aprovar as retribuições correspondentes aos Conselheiros com funções executivas atribuídas, conforme os termos estabelecidos nos Estatutos da Sociedade.
  • Aprovar as retribuições anuais que, por todos os motivos, diretos e indiretos, venham a receber os membros da Direção da Sociedade e suas participadas, que levem em consideração os resultados das empresas, de acordo com os termos estatutários.
  • Conhecer e avaliar também a política dos dirigentes da empresa, especialmente nas áreas de treinamento, promoção e seleção.
  • Elaborar e propor o Estatuto da Alta Administração para aprovação do Conselho de Administração.

O Conselho de Administração poderá solicitar à Comissão de Nomeações e Retribuições a elaboração de relatórios sobre os temas próprios de seu âmbito de atuação.


Conselheiro Cargo Categoria
Emilio Ybarra Aznar Presidente Independente
Isabel Dutilh Carvajal Vogal Independente
Fernando León Domecq Secretário Conselheiro externo representando acionistas
Jaime Real de Asúa Arteche Vogal Conselheiro externo representando acionistas