iStock-495627310

Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

O compromisso com a protecção do ambiente, o respeito pelo ambiente ou a eficiência no consumo de recursos energéticos são denominadores comuns nas actividades da Elecnor e fazem parte da cultura e dos valores da organização. 

Os mecanismos de controlo ambiental actualmente implementados na empresa baseiam-se em Sistemas de Gestão Ambiental e de Gestão de Energia certificados de acordo com as normas ISO 14001:2015 e ISO 50001:2011.

O Sistema de Gestão Ambiental define um sistema para identificar, avaliar e registar os aspectos ambientais decorrentes das actividades da Elecnor, de forma a determinar quais deles são significativos. 

Adicionalmente, foi consolidada a implementação e certificação do Sistema de Gestão de Energia de acordo com a norma ISO 50001:2011, reforçando assim o compromisso do Grupo com a sustentabilidade. 

A estratégia do Grupo Elecnor em matéria de Gestão Ambiental é regida pelos seguintes princípios de atuação:

  • Incorporar a dimensão ambiental aos processos de decisão sobre os investimentos e o planejamento e execução de atividades, estimulando sua consideração na análise de custo benefício.
  • Fomentar a proteção, preservação e uso sustentável do meio natural (ar, água, solos, fauna, flora e paisagem) implementando ações específicas preventivas, paliativas e compensatórias, destinadas a prevenir ou restaurar as zonas que possam ser afetadas pelas atividades do Grupo.
  • Gerenciar de forma responsável e eficiente o recurso da água, considerando todo seu ciclo integral, favorecendo o desenvolvimento social e a preservação dos ecossistemas.
  • Envolver todos os seus grupos de interesse (funcionários, acionistas, clientes, fornecedores e a sociedade em geral) na busca conjunta de soluções úteis para enfrentar o desafio da preservação e desenvolvimento do ambiente e do uso sustentável dos recursos naturais.