12 de maio de 2014

A Elecnor adjudica uma nova concessão elétrica no Brasil na qual prevê um investimento de 273 milhões de euros

Neste momento, participa em 11 concessionárias de transmissão naquele país

Na concessionária, a Elecnor participa com 51% e a local Copel com 49%

A construção da linha será executada integralmente pela Elecnor  

No encerramento de 2013, o valor dos ativos de investimento gerenciados pela Elecnor naquele país era de 1.604 milhões de euros, incluindo a carteira pendente de execução


12 de maio de 2014 - A Elecnor, um dos operadores privados de referência no mercado brasileiro de transmissão elétrica, foi adjudicatária, em consórcio com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), de uma concessão na última licitação de transmissão realizada no Brasil pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em São Paulo. Na sociedade concessionária, denominada Cantareira, a Elecnor participa com 51% e a Copel com os restantes 49%.

A concessão, situada nos estados de Minas Gerais e de São Paulo, é composta por uma linha de transmissão de 328 km de 500 quilovátios em duplo circuito. O investimento previsto ascende a cerca de 830 milhões de reais, equivalentes a 273 milhões de euros, que serão financiados tanto com a atribuição de capital como com dívida a longo prazo sem recurso. O montante da construção, cujos trabalhos serão integralmente realizados pela Elecnor no prazo de 42 meses, será de 783 milhões de reais (257 milhões de euros). 

As receitas anuais previstas que o projeto vai gerar, uma vez colocado em operação, ascendem aos 77 milhões de reais (25 milhões de euros), os quais serão atualizados anualmente pela inflação brasileira.

Este projeto está integrado no Programa de Aceleração do Crescimento promovido pelo governo brasileiro com o objetivo de melhorar a qualidade e fiabilidade do fornecimento de energia elétrica no país.

Presença no Brasil

Este novo investimento contribui para reforçar o crescimento da Elecnor nos mercados de concessão e de execução de grandes projetos de infra-estruturas, cumprindo os objetivos estratégicos da empresa. Do mesmo modo, reforça a presença no mercado brasileiro de transmissão elétrica, em que até agora participava em 11 concessões que somam 9.340 MVA e 3.734 quilômetros de linhas. Acresce ainda a presença crescente no setor brasileiro das energias renováveis, com um total de 564 MW eólicos em operação e desenvolvimento no Estado do Rio Grande do Sul. 

A Elecnor mobilizou recursos de investimento no Brasil nos últimos três anos no montante de 740 milhões de euros. Em 31 de dezembro de 2013, o valor dos ativos de investimento gerenciados naquele país era de 1.604 milhões de euros, incluindo a carteira pendente de execução. Desses 1.604 milhões, 890 correspondem ao setor de linhas de transmissão elétrica, e os restantes 714 milhões ao negócio eólico.

De volta às notícias
Fechar