116

A Elecnor aumenta o lucro em 4%

A Elecnor aumenta o lucro em 4%

O lucro líquido foi de 35,4 milhões de euros e as vendas alcançaram 1.059,2 milhão de euros. O portfólio de contratos pendentes de execução subiu para 2.329,4 milhões de euros.

Madrid, 27 de julho de 2018

A Elecnor obteve, no primeiro semestre de 2018, um lucro líquido consolidado de 35,4 milhões de euros, 4% superior ao do mesmo período do exercício anterior. Este avanço foi fundamentado na evolução favorável dos negócios de infraestruturas e de concessão do Grupo.

As vendas no período de janeiro a junho alcançaram 1.059,2 milhão de euros, em linha com os resultados obtidos no primeiro semestre de 2017. Tanto o negócio de infraestruturas como o de concessões tiveram um comportamento positivo, destacando-se o volume de vendas na Espanha, que cresceu 10,3%, graças às atividades de telecomunicações e distribuição. No âmbito internacional, cabe ressaltar as operações da filial Elecnor Hawkeye nos Estados Unidos, a construção de parques fotovoltaicos na Austrália, do parque eólico na República Dominicana e as usinas de biomassa em Portugal, bem como o início das operações da linha de transmissão Charrúa-Ancoa, no Chile.

Com respeito à distribuição do volume de negócios por áreas geográficas, o mercado externo representa 56% do total e o nacional, 44%. Esses dados reforçam a aposta do Grupo Elecnor nos mercados externos como motor de crescimento para os próximos exercícios, mantendo sua posição de liderança no mercado nacional.

O EBITDA ficou em 142,9 milhões de euros, em comparação com os 151,4 milhões de euros do primeiro semestre de 2017, devido, principalmente, à desvalorização do real em relação ao euro nos resultados das sociedades do Grupo no Brasil.  

No encerramento do semestre, o portfólio de contratos pendentes de execução alcançou 2.329,4 milhões de euros, 168,7 milhões acima dos 2.160,7 milhões de euros que tinha a carteira do Grupo no encerramento do exercício anterior. 

Diante desses dados, a Elecnor mantém as previsões para 2018, de superar as cifras de resultados e o volume de negócios alcançados no exercício anterior.