20 de janeiro de 2015

A Elecnor construirá, por 175 milhões de dólares, um dos segmentos do Gasoduto Sul Peruano

Madri, 20 de janeiro de 2015.- Foi adjudicado à Elecnor, por 175 milhões de dólares, equivalentes a cerca de 152 milhões de euros, o contrato para a engenharia e construção de um dos segmentos do Gasoduto Sul Peruano (GSP), por decisão da Ductos del Sur, consórcio construtor dessa infraestrutura.. Concretamente, é um segmento que abrange desde o quilômetro 240 ao 348, em plena cordilheira andina. De fato, a altitude do percurso oscila entre 3.300 e 4.500 metros, percorrendo pontos de difícil acesso, o que complica tanto a execução como a logística. Deste modo, esses 108 quilômetros são os mais complexos e exigentes de todo o percurso do ponto de vista técnico. O prazo de execução previsto é de 24 meses. 

O projeto GSP foi adjudicado pelo Governo do Peru no passado dia 30 de junho. Inclui a concepção, financiamento, construção, operação e manutenção do novo gasoduto, com um total de 1.134 quilômetros em três segmentos diferenciados consoante o diâmetro dos ductos: 32, 24 e 14 polegadas. Os 108 quilômetros adjudicados à Elecnor são do primeiro tipo.

A nova infraestrutura, que implicará um investimento total de cerca de 4.000 milhões de dólares, unirá Camisea, na região de Cusco, com a localidade costeira de Ilo, na região de Moquegua, onde será instalado um centro petroquímico. No percurso passará por áreas de selva, serra e costa, atravessando outras duas regiões, para além das mencionadas Cusco e Moquegua. São as regiões de Puno e Arequipa.  

A Elecnor tem mais de 30 anos de experiência no setor do gás. Ao longo desses anos evoluiu até se transformar em um dos principais fornecedores de serviços associados ao gás na Espanha, Portugal, Brasil e México, abrangendo desde o transporte através da rede de gasodutos até a distribuição doméstica. Entre os projetos mais destacados em que trabalha atualmente figura um contrato adjudicado pela Comissão Federal de Eletricidade (CFE) do México para o transporte de gás natural desde o Estado de Tlaxcala até Morelos por 25 anos. Este contrato implica a construção, operação e manutenção do primeiro gasoduto da Elecnor nesse país, com um investimento de 270 milhões de dólares e um comprimento próximo de 160 quilômetros.

De volta às notícias
Fechar