A Elecnor estreia na Finlândia para construir uma nova rede elétrica por 11,2 milhões de euros

A Elecnor estreia na Finlândia para construir uma nova rede elétrica por 11,2 milhões de euros

Trata-se do primeiro projeto realizado pela empresa no país escandinavo

Madrid, 21 de julho de 2020

O grupo espanhol de infraestruturas, energia, serviços e telecomunicações Elecnor assinou um contrato para a construção de uma linha de transmissão de 400 quilovolts (kV) na Finlândia pelo montante de 11,2 milhões de euros. O novo projeto, promovido pela Fingrid, representa a entrada do Grupo nessa região escandinava por meio de um acordo muito significativo, já que a nova linha será a mais moderna do país. A Fingrid é uma sociedade anônima responsável pela transmissão elétrica no sistema de transporte de alta tensão na Finlândia.


A Elecnor irá desenvolver um trecho de 59 km da chamada “Linha Florestal”, localizada na região da Finlândia Central, entre as localidades de Petäjävesi e Pyhänselkä. A construção dessa nova infraestrutura, cuja conclusão está estimada para setembro de 2022, representa um grande desafio técnico, pois os trabalhos serão realizados sob condições extremas.


O projeto tem como objetivo substituir o sistema em utilização, que se encontra no fim de sua vida útil, e praticamente duplicar sua potência, passando dos 220 kV atuais para 400 kV. No total, a Linha Florestal terá uma longitude aproximada de 310 quilômetros.


A empresa continuará, dessa forma, apostando em uma estratégia de diversificação geográfica e de atividades que permitiram a consolidação como uma das empresas espanholas do setor com mais presença internacional. Nesse sentido, a entrada da Elecnor no mercado finlandês abre as portas para novos contratos em potencial nos países do norte da Europa, pois existe uma estreita comunicação entre todas as empresas de utilities nórdicas.