16 de fevereiro de 2017

A Elecnor vende a usina solar fotovoltaica Barcaldine, na Austrália

Com esta operação, a Elecnor prossegue a estratégia de rentabilização do trabalho de promoção, desenvolvimento e construção de projetos de infraestruturasA compradora é uma sociedade de investimento australiana administrada pela britânica Foresight, cujos recursos próprios foram proporcionados pela KDB Infrastructure Investments Asset Management Co. Ltd e Hanwha EnergyLocalizada no estado de Queensland, a usina tem 79.000 painéis e uma produção anual estimada equivalente ao consumo de 5.300 lares

Madri, 16 de fevereiro de 2017. – Após terminar as fases de promoção, desenvolvimento, construção e colocação em serviço, no final de 2016, a Elecnor formalizou a venda da usina solar fotovoltaica de 25 MW localizada no terminal de Barcaldine, estado de Queensland. O valor ascende a 33,4 milhões de dólares australianos (cerca de 23,4 milhões de euros, pela taxa de câmbio atual). 

Com esta operação, a Elecnor prossegue a estratégia de rentabilização do trabalho de promoção, desenvolvimento e construção até a sua exploração.

A compradora é uma empresa de investimento australiana administrada pela britânica Foresight, um dos líderes em investimento e gestão de ativos em infraestruturas com cerca de 70 usinas em carteira no Reino Unido, sul da Europa, Austrália e América do Norte. O financiamento foi fornecido pela KDB Infrastructure Investments Asset Management Co. Ltd e Hanwha Energy.

O projeto foi financiado pela Clean Energy Finance Corporation (CEFC), instituição financeira dependente do governo australiano, com escritórios em Sydney e Brisbane, dedicada ao financiamento de projetos relacionados com as energias renováveis e a eficiência energética. Contou, também, com fundos da Australian Renewable Energy Agency (ARENA).  

A usina solar de Barcaldine, construída dentro do prazo inicialmente previsto, ocupa uma superfície de 90 hectares. Seus 79.000 painéis fotovoltaicos geram, desde a colocação em serviço, uma produção de energia anual estimada em 56.000 MWh, o suficiente para abastecer as necessidades de consumo de cerca de 5300 lares. 

Projetos na Austrália

Este projeto foi o segundo executado pela Elecnor na Austrália. Anteriormente, a Elecnor tinha atuado como empresa EPC em uma central de 70 MW no estado de Nova Gales do Sul, para a companhia Moree Solar Farm Pty Ltd, propriedade da Fotowatio Renewables Venture (FRV).

Atualmente, a Elecnor está trabalhando nas primeiras fases de desenvolvimento de novos projetos no campo das energias renováveis, entre os quais uma nova usina solar fotovoltaica de 45 MW de potência instalada nas proximidades do complexo Barcaldine e a promoção de projetos eólicos no estado de Queensland. A estes juntamos a conclusão da promoção da usina eólica Bulgana, de 252 MW, localizada no estado de Victoria, posteriormente vendida à sociedade Neoen Wind Holdco. 

A Elecnor atua na Austrália por meio de uma filial criada em 2014, com sede em Melbourne, centrada no desenvolvimento de negócios de infraestruturas e energias renovável naquele país.  

De volta às notícias
Fechar