A Fundação Elecnor analisa o futuro dos voos tripulados com representantes da Agência Espacial Europeia e da NASA
15 de março de 2012

Madri, 15 de março de 2012.- A Fundação Elecnor realizou as Jornadas sobre o Espaço organizadas pela Cátedra UPM - Fundação Elecnor de Sistemas Espaciais. Participaram destas jornadas astronautas da Agência Espacial Europeia e da NASA, que reviveram a história do ônibus espacial e analisaram o futuro dos voos tripulados. 

As jornadas contaram com a presença de Pedro Duque, astronauta da ESA e diretor da Fundação Elecnor, Paul F. Dye, diretor de voo e operações de missões da NASA, e Stephen K. Robinson, astronauta da NASA. 

Os dois palestrantes da agência aeroespacial norte-americana contaram a história dos ônibus espaciais, destacando sua importância não apenas para o desenvolvimento da indústria aeronáutica, mas também para outras operações, como o lançamento e recuperação de satélites, a realização de testes científicos e experimentos no espaço e a construção da Estação Espacial Internacional. Por sua vez, Pedro Duque analisou, sob a ótica de um astronauta, o futuro dos voos espaciais tripulados após a retirada dos ônibus espaciais.

Além dos convidados mencionados, este evento contou também com a presença do presidente da Elecnor e da Fundação Elecnor, Fernando Azaola, e do reitor da Universidad Politécnica de Madrid, Javier Uceda. 

As jornadas foram realizadas na Escola Técnica Superior de Engenheiros Aeronáuticos da Universidad Politécnica de Madrid e na reitoria dessa universidade com o objetivo de “introduzir os estudantes à aventura do espaço e sua conquista”, afirmou Fernando Azaola.