16 de julho de 2013

A Organização dos Estados Ibero-americanos e a Fundação Elecnor levarão energia a 90 escolas no Uruguai

El Proyecto Luces para Aprender Uruguay tendrá una inversión de más de un millón de euros, y supondrá la electrificación de la totalidad de escuelas sin energía del país. A través del programa CEIBAL del Ministerio de Educación y Cultura de Uruguay, se facilitarán los equipos y sistemas necesarios para el acceso de estas escuelas a Internet. La iniciativa forma parte de Luces para aprender de la OEI, que busca dotar de energía eléctrica y acceso a las TIC a más de 66.000 escuelas de Iberoamérica.

O Projeto Luzes para Aprender Uruguai contará com um investimento de mais de um milhão de euros, e consistirá na eletrificação de todas as escolas sem energia no país

O programa CEIBAL, do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai, disponibilizará os equipamentos e sistemas necessários para que estas escolas tenham acesso à Internet

A iniciativa faz parte do projeto Luzes para aprender da OEI, cujo intuito é proporcionar energia elétrica e acesso às TIC a mais de 66.000 escolas da Ibero-américa.

Madri, 16 de julho de 2013.-  A Fundação Elecnor firmou um convênio com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para o desenvolvimento conjunto do projeto Luzes para Aprender no Uruguai, que consistirá em levar energia elétrica a aproximadamente 90 escolas rurais do país ibero-americano, ou seja, a totalidade dos centros desprovidos de energia. O objetivo é melhorar as condições de vida e educativas de milhares de crianças da zona, que figuram entre aproximadamente 1,4 bilhão de pessoas em todo o mundo (uma em cada cinco) que não dispõem de eletricidade, um fator fundamental para garantir uma educação de qualidade.

O convênio foi firmado em Madri por Álvaro Marchesi, secretário-geral da OEI, e Rafael Martín de Bustamante, diretor executivo da Elecnor.   

O projeto consiste na instalação de um sistema fotovoltaico em cada uma das escolas, que obterão, assim, energia renovável, sustentável e que respeita o meio ambiente, para cobrir as necessidades de iluminação interna e externa do centro, além de proporcionar energia para possibilitar a utilização de equipamentos tecnológicos e de comunicação, como televisores, computadores ou celulares, entre outros. O fornecimento e gestão dos equipamentos e sistemas necessários para o acesso destes centros à Internet será de responsabilidade do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai (MEC) por intermédio do Plano CEIBAL (Conectividade Educativa de Informática Básica para a Aprendizagem On-line).  

O projeto será realizado em duas fases e sua conclusão está prevista para aproximadamente 31 de outubro de 2014. No conjunto, este projeto totalizará cerca de 1,3 milhão de dólares (o equivalente a quase 1.014.000 euros). 

Em virtude do convênio, a Fundação Elecnor fornecerá os elementos necessários, assegurando seu transporte, instalação e  implementação, assim como a manutenção preventiva e corretiva durante o período de garantia. Além disso, possibilitará a capacitação e a formação sobre o uso e a manutenção do sistema para as pessoas designadas em cada uma das comunidades beneficiárias.

Luzes para aprender da OEI, levando luz e Internet a 66.000 escolas da Ibero-américa

A iniciativa Luzes para Aprender Uruguai faz parte do projeto ibero-americano Luzes para Aprender, coordenado pela OEI, cujo objetivo é a instalação de módulos fotovoltaicos para o fornecimento de energia elétrica e a instalação de computadores com conexão à Internet a mais de 66.000 escolas da região ibero-americana, durante um período de 3 anos, ou seja, até o final de 2014.

Luzes para Aprender foi aprovado na XXII Conferência Ibero-americana de Ministros da Educação realizada no Paraguai em setembro de 2011.  Sua origem remonta às “Metas Educativas 2021”, aprovadas pelos Chefes de Estado e de Governo na XX Cúpula Ibero-americana de dezembro de 2010. 

Pretende abordar desafios não resolvidos na região ibero-americana, como o acesso à educação pública de qualidade, que possa oferecer melhores oportunidades às crianças e que lhes permita enfrentar a pobreza e a desigualdade, assim como contribuir para o desenvolvimento e bem-estar das comunidades em que se encontram.  Procura também enfrentar novos desafios educativos, como a introdução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino, e acabar com o isolamento das comunidades rurais que historicamente ficaram desprovidas dos avanços tecnológicos. 

Além do Uruguai, os países ibero-americanos que participam do projeto Luzes para Aprender são Colômbia, Paraguai, El Salvador, República Dominicana, Peru, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala, Equador e Bolívia.

O protocolo específico para realizar o projeto Luzes para Aprender na República Oriental do Uruguai foi firmado em 29 de maio de 2012 entre o Ministério da Educação e Cultura do Uruguai e a OEI.

Fundação Elecnor: levando energia e água a comunidades desfavorecidas

O projeto Luzes para Aprender Uruguai junta-se a outros projetos que a Fundação Elecnor vem desenvolvendo ativamente na América Latina e na África para possibilitar um fornecimento seguro e sustentável de energia e água a comunidades desfavorecidas. É o caso do projeto Ilumina,  em Honduras, que leva energia solar fotovoltaica a um núcleo de aldeias no município de Cantarranas; do "Loma Atravesada", na República Dominicana, facilitando o acesso à rede elétrica nacional de núcleos isolados de população; do Sinergia, no Chile, que integra o acesso à eletricidade e à água potável, ou da instalação de equipamentos de reforço do fornecimento elétrico em 9 centros sanitários de Gana.

De volta às notícias
Fechar