4 de maio de 2017

As vendas da Elecnor aumentaram 14,1% no primeiro trimestre

Madri, 4 de maio de 2017. A Elecnor obteve, no primeiro trimestre de 2017, um lucro líquido consolidado de 20,1 milhões de euros, representando um aumento de 4% relativamente aos 19,3 milhões alcançados no mesmo período do exercício anterior. Este crescimento foi conseguido graças ao bom comportamento do negócio de infraestruturas e do negócio de concessões, bases da atividade do Grupo e que se complementam e enriquecem mutuamente.

O Negócio de Infraestruturas está conseguindo melhorar a rentabilidade em países onde a presença do Grupo é relativamente recente, como é o caso da filial estadunidense Hawkeye. Além disso, estão sendo desenvolvidos projetos fotovoltaicos no Chile e Bolívia e prosseguimos os trabalhos de EPC da usina de ciclo combinado para a Comissão Federal de Eletricidade no México. O mercado nacional está conseguindo consolidar o bom comportamento que foi observado no passado exercício. 

Volume de negócios
 
Em 31 de março passado, as vendas consolidadas da Elecnor eram de 475,1 milhões de euros, representando um aumento de 14,1% em relação aos 416,2 milhões alcançados no primeiro trimestre do exercício de 2016. 

Por mercados, destacamos o crescimento de 24,3% do mercado internacional que, nestes três primeiros meses, representa 59,4% do total das vendas face aos 40,6% do mercado nacional.

Nestes bons dados influiu o maior volume alcançado pelo Negócio de Infraestruturas, destacando os trabalhos para a construção da usina de ciclo combinado para a Comissão Federal de Eletricidade no México, o início das tarefas de instalação dos parques fotovoltaicos no Chile e Bolívia, assim como o desenvolvimento da linha de transmissão Cantareira no Brasil, onde o Grupo mantém uma participação de 26% por meio de sua filial Celeo Concesiones e Inversiones. Além disso, tudo foi favorecido por uma cotação média de 3,3 reais por euro, face aos 4,3 reais por euro do mesmo período do exercício anterior. Também foi observado um maior contributo para este valor do Negócio de Concessões.

Carteira de contratos

O montante da carteira de contratos pendentes de executar no fim do primeiro trimestre de 2017 foi de 2.413 milhões de euros. Do total, 81% correspondem ao mercado internacional, representando 1.949 milhões de euros e implica um crescimento de 1,6% relativamente a dezembro de 2016. A carteira do mercado nacional corresponde a 464 milhões de euros e um crescimento de 10,2%, com a continuação de sua recuperação.

Controle de gastos

O Grupo Elecnor continua aprofundando as políticas de contenção e controle dos gastos que, de forma recorrente e especialmente na atual situação do mercado, têm sido trabalhadas por todas as sociedades do Grupo. Foi realizado um notável esforço para acomodar os recursos utilizados na atividade no atual cenário econômico, conseguindo uma significativa melhoria da eficiência. 

De volta às notícias
Fechar