16 de julho de 2015

Elecnor conclui a operação de exportação de seus dois satélites de observação da Terra para a empresa canadense UrtheCast por 76,4 milhões de euros

A venda dos satélites Deimos-1 e Deimos-2 foi firmada em 22 de junho de 2015, no âmbito de uma aliança estratégica com a UrtheCast, pela qual a Elecnor torna-se sócia do programa internacional “Constellation”

Com a conclusão da operação, a Elecnor Deimos reforça-se como empresa de referência na construção e integração de satélites e, ao mesmo tempo, impulsiona sua entrada em novos segmentos do setor espacial  

Madri, 16 de julho de 2015.- A Elecnor, por intermédio de sua divisão tecnológica Elecnor Deimos, concluiu a operação de exportação de seus dois satélites de observação da Terra, Deimos-1 e Deimos-2, para a empresa canadense Urthecast por 76,4 milhões de euros.

A venda dos dois satélites foi firmada em 22 de junho de 2015, no âmbito de uma aliança estratégica com a empresa canadense UrtheCast, para projetos conjuntos no setor aeroespacial. O acordo contemplava alcançar a conclusão efetiva da operação antes de 21 de agosto deste ano, prazo que foi reduzido substancialmente. 

A operação impulsiona o êxito da Elecnor Deimos no setor aeroespacial, com presença consolidada em toda a cadeia de valor das missões espaciais: projeto, integração, validação, lançamento, operação e exploração comercial de satélites próprios de observação da Terra, assim como o desenvolvimento de sistemas espaciais para terceiros.

Esta importante exportação industrial de alta tecnologia espanhola valoriza a aposta da Elecnor no setor espacial e completa com êxito o percurso iniciado há 10 anos pelos dois satélites com seus primeiros estudos de engenharia, tornando único este modelo de negócio na indústria aeroespacial espanhola. De fato, é a primeira operação de uma empresa espanhola com estas características em uma indústria dominada até agora por empresas francesas, italianas, inglesas e coreanas. 

A conclusão efetiva da operação posiciona e reforça a Elecnor Deimos como empresa de referência na construção e integração de satélites para o mercado espanhol e internacional. Graças ao impulso alcançado com este acordo, o Grupo está trabalhando também para sua introdução em novos mercados do setor espacial.

O alcance global da aliança firmada entre as duas empresas implica a busca conjunta de oportunidades de interesse comum. Assim, a Elecnor torna-se sócio estratégico da UrtheCast dentro do programa internacional “Constellation”, cujo objetivo é desenvolver a primeira constelação completamente integrada de satélites de observação da Terra, óticos e de radar. Especificamente, a empresa espanhola contribuirá para as áreas de controle de missão, estações em Terra no comando e recebimento de dados, análise de missão e dinâmica de voo, como também para a integração da carga útil dos satélites radar na sala limpa do Centro de Integração e Operações de Satélites da Elecnor em Puertollano (Ciudad Real).

De volta às notícias
Fechar