Elecnor consolida sua presença na Noruega com dois novos projetos avaliados em 13,5 milhões de euros
Elecnor consolida sua presença na Noruega com dois novos projetos avaliados em 13,5 milhões de euros
A empresa vai construir duas subestações elétricas com uma tensão de 420/132 kV cada
Madrid, 24 de junho de 2020
O grupo espanhol de infraestrutura, energia, serviços e telecomunicações Elecnor recebeu dois contratos para construir duas subestações na Noruega por 13,5 milhões de euros para a estatal Statnett, responsável pela rede elétrica no país. 

Por um lado, a empresa vai construir uma nova estação de transformação no município de Straumen, na província de Nordland. As obras, com previsão de conclusão para o outono de 2022, incluem o design, o fornecimento e a montagem de uma instalação de energia com tensão de 420/132 kV. Com o desenvolvimento da nova subestação de Salten, o fornecimento de energia entre o norte e o centro da Noruega será garantido e as infraestruturas de energia serão consolidadas para atender às necessidades futuras de suprimentos dessa região do país. 

Por outro lado, no município de Gaupne, será construída a subestação de Leirdøla, uma instalação que substituirá a atual. O objetivo deste projeto, avaliado em 8,7 milhões de euros, é cobrir a demanda por eletricidade, que no momento não está sendo atendida adequadamente. Para isso, a Elecnor será responsável pelas obras civis e montagem dos parques, bem como pela construção do edifício de controle. A subestação de Leirdøla, que terá uma tensão de 420/132 kV, faz parte de um projeto de investimento estratégico que está sendo realizado na costa oeste da Noruega, onde a produção de energias renováveis está crescendo notavelmente. 

A Elecnor está presente na Noruega desde 2015, quando recebeu um projeto para a construção de infraestruturas ferroviárias e comissionamento de dois túneis duplos para trens de alta velocidade, entre as cidades de Oslo e Ski, por 80 milhões de euros. Além disso, o Grupo também foi responsável pela construção da subestação Kristiansand para a empresa responsável pela rede de transportes norueguesa.