16 de setembro de 2014

Elecnor construirá na Austrália um parque solar fotovoltaico de 72 MW por 95 milhões de euros

É o primeiro contrato relevante obtido pela Elecnor no país, um dos mercados prioritários em sua expansão internacional atual

Madri, 16 de setembro de 2014.- A Elecnor construirá um parque solar fotovoltaico de 72 MW na localidade de Moree, localizada no estado australiano de Nova Gales do Sul. O valor do contrato é 95 milhões de euros. O proprietário do projeto é a empresa Moree Solar Farm Pty Ltd, pertencente à Fotowatio Renewables Venture (FRV). É o primeiro contrato relevante obtido pela Elecnor no país, um dos mercados prioritários em sua expansão internacional atual.

Este parque é um dos maiores projetos solares da Austrália. Estará integrado por 232.960 painéis, em uma superficie de 191 hectares. A produção anual esperada é de 155.000 MW/h, equivalente ao consumo elétrico de cerca de 15.000 lares, além de economizar mais de 165.000 milhões de água em relação ao gasto necessário em uma usina de carvão e evitar a emissão de aproximadamente 95.000 toneladas de CO2 ao ano. O parque estará operacional no segundo trimestre de 2015. 

Experiência em solar fotovoltaica

Desde o início de sua atividade solar fotovoltaica, há uma década, a Elecnor desenvolveu mais de 400 MW solares fotovoltaicos, tanto em solo como em coberturas. Por áreas geográficas, mais de 100 estão localizados no exterior, concretamente em Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Argentina, Mauritânia e Abu Dhabi.

Entre os projetos mais singulares dos quais o Grupo tem participado nos últimos anos constam, na Espanha, os parques solares de Las Magasconas (Trujillo, Cáceres), Hoya de los Vicentes (Jumilla, Múrcia), Olmedilla (Olmedilla de Alarcón, Cuenca), Guadarranque (Cádiz), Arroyo de San Serván (San Serván, Badajoz), Lorca (Múrcia) e Zuera (Zaragoza). Nos mercados externos, o parque de 26 MW concluído em 2013 para a Pacific Gas & Electric Company na Califórnia ou as instalações sobre cobertura, de 21,2 MW no total, para duas fábricas da empresa automobilística Renault em territorio francês.

Expansão na Austrália

Recentemente, a Elecnor constituiu uma nova filial na Austrália, com sede em Melbourne, que terá foco no desenvolvimento de negócios de infraestruturas e energias renováveis no país e em outros da região oceânica. 

A criação desta filial é fruto da estratégia de expansão internacional da Elecnor, que escolheu a Austrália para ampliar sua atividade na região de Ásia-Pacífico.  

De volta às notícias
Fechar