1188310

Elecnor está construindo o maior projeto eólico da Espanha no valor de 64,3 milhões

Elecnor está construindo o maior projeto eólico da Espanha no valor de 64,3 milhões

A nova instalação de mais de 300 MW está localizada em quatro municípios de Cuenca e será o maior construído em uma única fase

Madrid, 22 de novembro de 2021

O Grupo Elecnor está avançando na construção de um parque eólico em Cuenca no valor de 64,3 milhões de euros. O projeto Gecama, que está localizado nos municípios de Tébar, Cañada Juncosa, Atalaya de Cañavate e Honrubia, é promovido pela empresa israelense Enlight Renewable Energy, especializada na promoção e operação de instalações de energia solar e eólica. 

É o maior projeto eólico monofásico da Espanha, já que ocupará uma área de 41 km2 e terá uma malha rodoviária de quase 80 km de extensão.

Em termos energéticos, o Parque Eólico Gecama terá uma potência instalada superior a 300 MW, podendo gerar cerca de 1.000 GWh por ano, energia equivalente à necessária para abastecer 280.000 casas durante 12 meses. A Elecnor será responsável pela construção do BOP (Balance of Plant), executando todas as obras civis e elétricas e o sistema de transmissão. As ações previstas no contrato incluem a construção de 69 fundações para as turbinas que serão fornecidas pela empresa europeia Nordex.

Além disso, a Elecnor será responsável pela construção de outros sistemas e obras complementares, incluindo 114 km de redes subterrâneas de 30 kV e 18 km de linhas subterrâneas de 132 kV; três subestações e uma subestação de medição; assim como uma linha de transmissão de 48 km em 400 kV até a subestação que a Rede Elétrica da Espanha possui no município de Minglanilla. As obras deste projeto têm término previsto para meados de 2022 e a estimativa é que gerem até 460 empregos simultaneamente.

A Elecnor também conquistou recentemente o contrato para a construção de uma ampliação deste projeto, que prevê a instalação de mais 4 turbinas, e cujas obras serão realizadas ao mesmo tempo que a construção da primeira fase do projeto.

É a primeira colaboração do Grupo Elecnor com a Enlight, um fundo de investimento muito ativo tanto na Espanha como no resto da Europa e da América do Norte. 




Parque Gecama
Assistir vídeos
  • Parque Gecama