Madrid, 18 de setembro de 2020

Elecnor constrói um parque eólico de 50 MW no México que vai mudar a matriz energética da Baja California Sur

O contrato para a construção do Parque Eólico Coromuel totaliza 28,8 milhões de euros

O grupo espanhol de infraestrutura, energia, serviços e telecomunicações Elecnor foi recentemente contratado no México para construir o Parque Eólico Coromuel por 28,8 milhões de euros (32 milhões de dólares). O Parque Eólico Coromuel foi desenvolvido pela Eólica Coromuel, S. de R. L. e é propriedade da Eurus Energy America Corporation (EEAC). A EEAC, com sede em San Diego, Califórnia, faz parte do Grupo Eurus Energy, que por sua vez é uma empresa global de energia renovável sediada em Tóquio e de propriedade majoritária da Toyota Tsusho Corporation.


O parque eólico, que terá uma capacidade de 50 MW, estará localizado no deserto da Baja California Sur, a cerca de 40 quilômetros de La Paz, a capital do estado. Vinte turbinas eólicas General Electric de 2,5 MW serão instaladas e 20 km de estradas e mais de 20 km de redes aéreas e subterrâneas de média tensão serão construídos. O contrato também inclui a construção de duas subestações elétricas de 115 kV e a instalação de 120 km de cabos óticos de aterramento para conectar os postes de alta tensão. O projeto está atualmente em fase de construção para as fundações, estradas e plataformas de turbinas eólicas.


Este é um projeto muito importante, pois terá um grande impacto sobre o modelo de geração de energia na área. Neste momento, o sistema de interconexão da Baja California Sur está isolado do resto da infra-estrutura do país. Ao contrário do sistema na maior parte do México, a geração de energia na Baja California é principalmente a partir de combustíveis fósseis. O crescente desenvolvimento turístico na região provocou um aumento significativo da demanda que o sistema atual não foi capaz de satisfazer. Desta forma, o Parque Eólico Coromuel aumentará a capacidade energética da região, evitando falhas no sistema e diminuindo sua dependência de combustíveis fósseis.


A Elecnor iniciou sua atividade no México em 1992. Ao longo deste tempo construiu todo tipo de infra-estrutura, desde linhas de transmissão elétrica até gasodutos e usinas hidrelétricas. A adjudicação da construção do Parque Eólico Coromuel é outro sinal da confiança do setor empresarial no Grupo e reforça sua presença no país norte-americano.

De volta às notícias
Fechar