Elecnor constrói em Valência o primeiro parque eólico da Comunidade nos últimos 8 anos
Elecnor constrói em Valência o primeiro parque eólico da Comunidade nos últimos 8 anos
• O parque de 50 MW contará com um investimento total de 53 milhões de euros
Madrid, 24 de junho de 2019

O grupo espanhol Elecnor, de infraestruturas, energia e telecomunicações, por meio de sua filial de desenvolvimento eólico Enerfin, deu início à construção de um novo parque eólico de 50 MW na Comunidade Valenciana, localizada integralmente no município de Cofrentes. O projeto, cujo comissionamento está previsto para março de 2020, terá um investimento total de 53 milhões de euros e será formado por 13 geradores eólicos do fabricante GE Renewable Energy. 

Este parque é um dos projetos outorgados no marco do Plano Eólico da Comunidade Valenciana, considerado o primeiro parque eólico a ser construído ali nos últimos 8 anos. O projeto produzirá energia limpa para o consumo de 43.705 famílias, evitando assim a emissão de 66.000 toneladas de CO2. Sua energia será despejada na subestação de Cofrentes, propriedade da Iberdrola Distribución.

A construção do parque gerará para a Comunidade Valenciana uma receita superior a um milhão e meio de euros, e a operação deverá gerar anualmente uma receita de 400.000 €/ano, proveniente dos impostos e contribuições ao Fundo de Compensação do Plano Eólico. Da mesma forma, durante a construção e a operação, estima-se a geração de 300 empregos diretos e mais que o dobro de empregos indiretos.