27 de junho de 2012

Elecnor dá entrada à Enagás em sua filial adjudicatária do gasoduto de Morelos

Madri, 27 de junho de 2012.- A Enagás alcançou com a Elecnor um acordo para a entrada em sua filial adjudicatária da construção e exploração do gasoduto Morelos, no México. De acordo com os termos do convênio, a Elecnor venderá 50% da empresa proprietária do gasoduto e exercerá, de forma conjunta com a Enagás, funções engenharia, construção e operação.

O investimento total previsto para a construção é de 270 milhões de dólares, incluindo custos de financiamento. O Fundo para a Internacionalização da Empresa espanhola (FIEM), administrado pela Secretaria de Estado de Comércio do Ministério da Economia e Competitividade do Governo da Espanha, concedeu um financiamento de 50 milhões de dólares para este projeto. Além disso, negociou-se um crédito com o banco público mexicano Banobras e com o banco privado Banamex-Citigroup. 

Com uma longitude de 160 km, o gasoduto permitirá transportar gás natural desde o Estado de Tlaxcala até o de Morelos, na zona central do México. A entrada em funcionamento está prevista para meados de 2013. Este gasoduto prestará serviços de transporte de gás natural para a Comissão Federal de Eletricidade (CFE) do México, com um contrato de serviços de 25 anos.

Esta operação enquadra-se no interesse da Elecnor de reforçar sua posição diante de futuras oportunidades no mercado de concessões de distribuição de gás no México e, em geral, na sua estratégia de internacionalização nos setores em que atua: infraestruturas, energias renováveis e novas tecnologias.

De volta às notícias
Fechar