225

Elecnor Deimos lança seu primeiro satélite de vigilância marítima

Elecnor Deimos lança seu primeiro satélite de vigilância marítima

O cubesat Neptuno foi totalmente desenvolvido e montado pela equipe da Deimos Satellite Systems em Puertollano, Espanha. A estrutura primária do satélite foi totalmente fabricada com material termoplástico impresso em 3D

Madrid, 1 de julho de 2021

Neptuno, o protótipo do satélite da Elecnor Deimos foi lançado com o Falcon 9 da SpaceX em sua segunda missão, Transporter-2, nesta terça-feira 29 de junho às 20:56 CEST, do Cabo Canaveral, na Flórida. As empresas DHV e AEROUM também participaram no desenvolvimento do projeto, que conta com o apoio das autoridades nacionais de segurança do Governo espanhol como principais usuários. Este é o primeiro satélite da Elecnor Deimos totalmente dedicado à vigilância marítima e constitui um primeiro passo para a construção de una constelação para a prestação de serviços aos usuários e autoridades marítimas.

Neptuno dará resposta aos atuais e futuros desafios de segurança marítima através do desenvolvimento experimental do projeto e protótipo de uma constelação de nanossatélites (CubeSats) de órbita baixa LEO (Low Earth Orbit, entre 200 e 2000 km de altura) e de um avançado sistema de informação capaz de analisar os milhões de dados coletados pelas estações terrestres através das tecnologias de inteligência artificial. O sistema inteligente NEPTUNO será capaz de detectar padrões de comportamento potencialmente criminosos e atribuirá um perfil de periculosidade a cada embarcação. Também terá um sistema automático de alerta que avisará em tempo real sobre as ações potencialmente criminosas que estiverem acontecendo.

É um projeto de P&D que desenvolverá tecnologias inovadoras como a impressão 3D, incorporação de novos materiais como ULTEM®, inteligência artificial e sensoriamento inteligente. O protótipo foi totalmente desenvolvido e montado pela equipe da Deimos Satellite Systems em Puertollano, Espanha.

Este desenvolvimento foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), dentro do Programa Operacional de Crescimento Inteligente 2014-2020, gerenciado pelo CDTI, com o objetivo de promover a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. A ESA está apoiando a fase de lançamento e as primeiras operações, até o final da fase de entrada em funcionamento, através de seu Programa GSTP FLY.

Sobre a Elecnor Deimos

Elecnor Deimos, a divisão de tecnologia da Elecnor, é um grupo europeu de engenheira de sistemas espaciais fundado em 2001, com aproximadamente 400 funcionários, com sede na Espanha e filiais em cinco países. 
A Elecnor Deimos desenvolveu inúmeras tecnologias e ferramentas espaciais, fruto de mais de 500 contratos com a ESA, NASA e outras agências espaciais. Além dos trabalhos de engenheira, a empresa desenvolveu e presta serviços operacionais de infraestrutura espacial e terrestre para o rastreamento e coleta de dados dos satélites e para sua DEIMOS Sky Survey.
A trajetória de sucesso da Elecnor Deimos em matéria de P&D, engenheira, integração industrial e serviços baseados em operações espaciais e terrestres, levou o grupo a estabelecer uma estratégia de negócios para tornar-se una empresa de serviços do Novo Espaço de ponta a ponta, que inclui a criação e integração de pequenos satélites, desenvolvimento e operações de subsistemas de microlançadores, operações de satélites de observação da Terra, venda de dados e aplicações e serviços para o usuário final.