11 de março de 2016

Elecnor Deimos participa no programa ExoMars da ESA para a exploração de Marte

ExoMars é o programa de exploração de Marte promovido pela Agência Espacial Europeia em colaboração com a Agência Espacial Federal Russa. É composto por duas missões, a primeira será lançada no próximo dia 14 de março, enquanto a segunda deverá ser enviada em dois anos.A Elecnor Deimos tem uma participação de primeiro nível dentro da equipe da ExoMars, sendo responsável pela concepção, análise e verificação da fase de entrada na atmosfera de Marte do módulo de descida, além de ter participado muito ativamente na concepção e no sistema de navegação da fase de transferência interplanetária.

Madri, 11 de março de 2016 - Responder à pergunta se alguma vez houve vida em Marte é uma das prioridades científicas da nossa era. Com esta finalidade, a Agência Espacial Europeia (ESA), em colaboração com a Agência Espacial Federal Russa Roscosmos, desenvolveu o programa ExoMars, uma missão para investigar o ambiente de Marte e desenvolver novas tecnologias que abram o caminho para uma futura missão com regresso à Terra com amostras tiradas em Marte na década de 2020.

O programa ExoMars inclui duas missões que serão realizadas em cooperação com a Roscosmos. A primeira terá lugar no próximo dia 14 de março e consiste no lançamento de um orbitador e um módulo de demonstração a bordo do lançador Proton M, a partir do Cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão, Rússia). Ambos irão aterrar na superfície do planeta vermelho para recolher amostras. A segunda missão tem data prevista de lançamento para 2018. 

Concretamente, a missão de ExoMars que será lançada segunda-feira, 14 de março, inclui o orbitador “Trace Gas Orbiter” (TGO) e o módulo de demonstração (EDM), chamado Schiaparelli, para as fases atmosféricas de entrada, descida e aterragem. 

O TGO levará instrumentos científicos para detectar e estudar a presença de determinados gases na atmosfera, tais como o metano, fundamental na análise e entendimento da existência de vida em Marte. Por seu lado, o módulo Schiaparelli incorpora diversos sensores para avaliar as atuações do veículo durante a entrada e a descida, além de sensores adicionais para estudar a superfície e a atmosfera no local de aterragem. 

O papel da Elecnor Deimos na missão ExoMars

A Espanha está desempenhando um papel relevante no programa ExoMars por meio da participação de várias empresas como é o caso da Elecnor Deimos, que está envolvida no projeto desde 2004. Atualmente, a Elecnor Deimos continua associada à missão e participa de forma ativa tanto na fase E (fase operacional) da missão 2016 como na fase C (fase de concepção detalhada e implementação) da missão 2018.

A principal atividade que a Elecnor Deimos desenvolveu no quadro do programa ExoMars é a concepção e análise da missão end-to-end, ou seja, a definição ótima da trajetória dos veículos desde o lançamento até a aterragem em Marte, passando por eventos tais como a transferência interplanetária, a separação TGO-EDM ou a aterragem em uma zona prescrita da superfície de Marte. Durante a fase de transferência interplanetária, a Elecnor Deimos participou na concepção e análise da arquitetura de voo e de navegação. Além disso, a empresa foi responsável pela concepção e análise de prestações do EDM desde a separação do TGO até a superfície de Marte.

Na próxima missão da ExoMars em 2018, o papel de Elecnor Deimos será também de grande importância, sendo responsável por verificar a concepção e as prestações da fase atmosférica, assim como a verificação independente dos algoritmos do subsistema GNC/AOCS.

A participação da Elecnor Deimos em todo o programa ExoMars amplia o intervalo de aplicações de tecnologias de voo essenciais para as futuras missões de exploração, como uma futura missão de regresso de Marte. 

De volta às notícias
Fechar