Orbex_Deployment-990x656 (1)

Elecnor Deimos y la empresa británica espacial Orbex sellan un acuerdo estratégico

Elecnor Deimos y la empresa británica espacial Orbex sellan un acuerdo estratégico

A Elecnor fará parte da composição acionária da Orbex. A Orbex desenvolve o “Prime”, um lançador inovador para colocar pequenos satélites em órbita terrestre. A Elecnor Deimos, divisão tecnológica do Grupo Elecnor, contribuirá para o desenvolvimento do sistema de lançamento da Orbex

Madrid, 18 de julho de 2018

A Elecnor Deimos assinou um acordo estratégico com a Orbex, empresa britânica de voos espaciais com sede no Reino Unido, e fará parte da composição acionária desta jovem empresa espacial. Fundada em 2015, a Orbex é uma empresa privada de serviços de lançamento na Europa com foco na indústria de satélites pequenos.

 

Durante a Feira Internacional de Farnborough, que está sendo realizada esta semana, a Orbex anunciou a obtenção de um financiamento no valor de 30 milhões de libras. A Orbex conta principalmente com o financiamento de dois dos maiores fundos de capital de risco da Europa, o Sunstone Technology Ventures e o High-Tech Gründerfonds. Com este acordo, a Elecnor torna-se um novo investidor privado estratégico, acompanhando outras instituições de financiamento internacionais, como a Agência Espacial do Reino Unido (UKSA), a Agência Espacial Europeia (ESA) e o Programa da Comissão Europeia Horizon 2020.

 

Por meio do acordo alcançado, a Orbex passará a ser o fornecedor preferencial dos serviços de lançamento requeridos para colocar em órbita os satélites da Elecnor Deimos. Além disso, a Elecnor Deimos será o fornecedor preferencial de vários sistemas essenciais de lançamento necessários para desenvolver e operar o sistema de lançamento da Orbex, como o sistema de Orientação, Navegação e Controle (GNC).

 

A Orbex desenvolve o Prime, veículo de lançamento orbital inovador para colocar pequenos satélites em órbita terrestre. Os satélites serão lançados do porto espacial britânico conhecido como “UK Vertical Launch”, anunciado recentemente e situado em Sutherland (Escócia).

 

Este acordo faz parte da estratégia da Elecnor para investir em jovens empresas inovadoras (startups) com a finalidade de criar oportunidades de negócio e, assim, contribuir para desenvolver e dinamizar um tecido corporativo inovador nos setores em que atua.