10 de julho de 2014

Elecnor e APG selam aliança estratégica para o desenvolvimento de projetos de transmissão de energia na América Latina

10 de julho de 2014.- A Elecnor, por intermédio da Celeo, sua filial de concessões, e do grupo holandês APG, administrador do segundo maior fundo de pensão do mundo, firmaram hoje uma aliança estratégica para desenvolver em conjunto novos projetos de transmissão de energia na América Latina, área em que atualmente a Elecnor está presente por meio de 16 empresas concessionárias no Brasil e no Chile que somam 3.013 quilômetros de linhas em operação e 1.283 em construção. 

O acordo implica a entrada do APG, com 49%, no capital da Celeo Redes, empresa 100% de propriedade da Celeo que agrupa os investimentos do Grupo Elecnor em projetos de transmissão de energia. O APG desembolsará 237 milhões de euros por esta participação. 

O plano de crescimento em ativos de transmissão de energia será implementado no decorrer dos próximos 5 anos. Esse plano prevê investimentos conjuntos por parte dos sócios de 372 milhões de euros a serem desembolsados durante o período mencionado. 

A entrada em vigor está condicionada às aprovações pertinentes por parte das agências reguladoras locais. O fechamento da operação está previsto para o terceiro trimestre de 2014.

O Grupo Elecnor, por intermédio da Celeo, promove, desenvolve, opera e explora os ativos dos projetos de investimento nas áreas de geração de energia, transmissão e meio ambiente. No encerramento de 2013, o valor total de seus ativos de investimento administrados alcançava 3,82 bilhões de euros.

Por sua vez, o APG é o administrador da ABP, o segundo maior fundo de pensão do mundo. Administra mais de 369 bilhões de euros para 4,5 milhões de pessoas ativas e aposentadas, dos setores público e privado.

Plataforma de crescimento

O impulso gerado por este acordo colocará a Elecnor em uma posição privilegiada no que diz respeito a desenvolvimentos futuros nos mercados de transmissão na América Latina, tanto naqueles em que atualmente está presente como nos novos a serem desenvolvidos.

Com esta operação, forma-se uma importante plataforma de crescimento no mercado de transmissão, reunindo, de um lado, a base substancial de ativos já existentes administrados pela Elecnor, junto com seu profundo conhecimento da atividade e do mercado; e, de outro, a contribuição significativa que representa a entrada de um sócio do calibre do APG, que proporcionará grandes vantagens competitivas não apenas no âmbito financeiro, mas também ao enriquecimento que o intercâmbio de experiências e habilidades traz à gestão dos investimentos.

Quinze anos de desenvolvimento de concessões na América Latina

A Elecnor é um dos grandes atores do desenvolvimento, em regime de concessão, dos sistemas de transmissão elétrica no Brasil e no Chile. No Brasil, especificamente, iniciou sua implantação no ano 2000. Atualmente, participa de 12 empresas concessionárias, inclusive da adjudicação mais recente, realizada em maio deste ano. Trata-se de uma linha de transmissão de 328 km e 500 kV em circuito duplo, que percorrerá os estados de Minas Gerais e São Paulo, em consórcio com a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

No Chile, entretanto, a Elecnor promove, entre outros projetos, a linha Ancoa-Alto Jahuel, de 255 quilômetros, e a linha Charrúa-Ancoa, de 196,5 quilômetros. 

De volta às notícias
Fechar