23 de julho de 2014

Elecnor é selecionada para participar de uma licitação ferroviária em Santa Clara, Califórnia

Pré-qualificada com êxito pela Valley Transportation Authority, poderá participar como empreiteira no projeto de duplicação da ferrovia em Mountain View

23 de julho de 2014.- A Elecnor foi selecionada pela Valley Transportation Authority (VTA), autoridade de transportes de Santa Clara (Califórnia), para participar como empreiteira na licitação de obras de ferrovias na duplicação da linha em Mountain View.

A licitação faz parte do Plano de Ação da VTA para melhorar o serviço na linha do sul da península de San Francisco, previsto para os próximos 2 anos e estimado, inicialmente, em um total de 60 milhões de dólares distribuídos entre vários concursos. A Elecnor, que pretende participar de todos eles, concluiu sua oferta para o primeiro, avaliado em cerca de 25 milhões de dólares. Trata-se da duplicação de aproximadamente 500 metros de linha de bonde a ser utilizada como desvio e, assim, operar serviços expressos com um número reduzido de paradas.

Esta notícia da VTA é para a Elecnor um cartão de visita para o setor, tendo em vista outras oportunidades, como a eletrificação do Caltrain ou os projetos de alta velocidade, além de reforçar sua presença internacional no setor de infraestruturas e ferrovias, onde conta com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos “chave na mão“ de eletrificação, sinalização, engates, comunicações e sistemas de controle para ferrovias, trens metropolitanos, bondes e trólebus. 

Além disso, a empresa destaca-se na rede de Alta Velocidade Espanhola, onde tem contribuído para o desenvolvimento de catenárias que permitem a circulação a 350 km/h. A Elecnor participou da fiação de cerca 2.250 quilômetros nas diferentes linhas de Alta Velocidade Espanhola (AVE) dos 2.700 quilômetros de rede instalada existentes atualmente no país. Essa experiência levou a empresa a participar do consórcio espanhol que opta pelo contrato para o desenvolvimento da linha de alta velocidade Rio-São Paulo, no Brasil, que terá uma extensão de 511 quilômetros.

Entre outros projetos, participa também da construção de uma linha de bonde na Argélia, com uma extensão de 12,6 quilômetros, adjudicada pelo Ministério dos Transportes do país em junho do ano passado.

O Grupo Elecnor aposta nos mercados externos como motores de crescimento para os próximos exercícios, onde está estimulando investimentos de destaque em infraestruturas, principalmente nos Estados Unidos, por meio de filiais como a Elecnor Inc. e a Elecnor Belco, com grande presença na costa oeste, e também da Elecnor Hawkeye LLC nos estados do nordeste e do Médio Atlântico dos Estados Unidos. 

De volta às notícias
Fechar