MADRID, 6 de maio de 2020

A Elecnor participa do megaprojeto que transformará a energia da América Central

A Elecnor será responsável pela construção de um sistema de transmissão elétrica por 45 milhões de euros

O grupo espanhol de infraestruturas, energia e telecomunicações Elecnor assinou o contrato para construir o sistema de transmissão de energia elétrica em 230 kV de uma nova usina de geração por gás natural de 378 MW no Departamento de Sonsonate, em El Salvador, por 45 milhões de euros. 

A nova usina promovida pela Invenergy, desenvolvedora e operadora privada líder global em soluções de energia sustentável com sede nos EUA, por meio de sua filial Energía del Pacífico, prevê uma transformação na matriz energética do país e da América Central, pois estará conectada por meio de várias subestações ao Sistema de Interconexão Elétrica dos Países da América Central (SIEPAC). Trata-se de uma enorme infraestrutura de energia, de quase 1.800 km de distância, que atravessa seis países da América Central. A usina contará com uma unidade de armazenamento e regaseificação flutuante, bem como uma linha de transmissão de 44 km, subestações associadas e uma tubulação submarina que permitirá o transporte do GNL à nova planta localizada no porto de Acajutla.

A Elecnor será responsável pelo projeto, fornecimento e construção do sistema de transmissão para a liberação da energia gerada nessa nova usina. O contrato inclui linhas de transmissão em 230 kV de 44 km com trechos subterrâneos de 2 km, bem como a construção de duas novas subestações de tecnologia GIS e a ampliação de outra existente. 

A nova infraestrutura, que envolve um investimento de aproximadamente 890 milhões de euros, entrará em operação ao fim de 2021 e terá um enorme impacto tanto em nível ambiental quanto econômico e social. Por um lado, será reduzida a quantidade de diesel importado e a geração de energia por meio de óleo de combustível pesado. Por outro, estima-se a geração de mais de mil empregos durante a construção da usina, e posteriormente serão mantidos outros 80 postos para exploração e manutenção da infraestrutura. 

A Elecnor na América Latina
Em 1984, a Elecnor celebrou um contrato significativo na América Latina, tanto em termos de volume quanto de importância social e econômica, a interconexão elétrica Guatemala-El Salvador. Três anos mais tarde, com o início das operações em Honduras, com a assinatura de contratos de sete subestações chave na mão, a Elecnor estabeleceu-se como uma presença estável na América Central até hoje, colaborando ao longo de todos esses anos no desenvolvimento energético sustentável desses países.

De volta às notícias
Fechar