9 de dezembro de 2015

Elecnor reforça sua atividade na Austrália com um parque solar fotovoltaico de 25 MW

Situado em Barcaldine, Estado de Queensland, contará com 79.000 painéis e sua produção anual estimada será equivalente ao consumo de 5.300 laresO projeto foi financiado pela Australian Renewable Energy Agency (ARENA) e pela Clean Energy Finance Corporation (CEFC)A empresa já está presente na Austrália, onde atualmente está construindo para a Fotowatio um parque solar fotovoltaico de 70 MW em Nova Gales do Sul

Madri, 9 de dezembro de 2015.- A Elecnor, uma das principais empresas do setor de energias renováveis, reforça sua atividade na Austrália com o projeto de construção de um parque solar fotovoltaico de 25 MW no município de Barcaldine, Estado de Queensland, cujo valor é de 69 milhões de dólares australianos (cerca de 47,3 milhões de euros no câmbio atual).

O projeto foi financiado pela Clean Energy Finance Corporation (CEFC), instituição financeira que depende do governo australiano, com escritórios em Sidney e Brisbane, e que se dedica ao financiamento de projetos relacionados às energias renováveis e à eficiência energética. Conta também com fundos da Australian Renewable Energy Agency (ARENA).  

O parque solar de Barcaldine será construído em uma superfície de 90 hectares. Setenta e nove mil painéis fotovoltaicos gerarão uma produção anual estimada de 56.000 MWh, suficientes para abastecer as necessidades de consumo de aproximadamente 5.300 lares. 

Este projeto se soma ao que a Elecnor está executando como empresa EPC em outro Estado da Austrália (Nova Gales do Sul) para a Moree Solar Farm Pty Ltd, pertencente à Fotowatio Renewables Venture (FRV). Trata-se de um parque de 70 MW no valor de 95 milhões de euros. 

Em outro âmbito das renováveis, a energia eólica, a Elecnor, por intermédio de sua filial Enerfin, obteve recentemente a autorização administrativa para desenvolver um parque de 210 MW no Estado de Victoria.

Experiência em energia solar fotovoltaica

Desde o início de sua atividade solar fotovoltaica, há uma década, a Elecnor instalou cerca de 500 MW solares fotovoltaicos, tanto no solo como sobre cobertura. Por áreas geográficas, são mais de 180 os que se localizam no exterior, mais especificamente, nos Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Argentina, Mauritânia, Abu Dhabi e como já mencionamos, em Moree, (Nova Gales do Sul, Austrália). 

Neste setor, a atividade da Elecnor conta com as capacidades de sua filial Atersa, que desenvolve soluções de engenharia de projetos, distribui produtos e fabrica módulos e equipamentos eletrônicos a serem aplicados à energia solar fotovoltaica na usina de Almussafes (Valência).

Expansão na Austrália

A Elecnor atua na Austrália por meio de uma filial criada em 2014, com sede em Melbourne, cujo foco é o desenvolvimento de negócios de infraestruturas e energias renováveis nesse país e em outros da região oceânica. 

A criação desta filial é fruto da estratégia de expansão internacional da Elecnor, que inclui a Austrália como eixo central de sua atividade na zona da Ásia-Pacífico.  

De volta às notícias
Fechar