A Elecnor será responsável pelo maior projeto solar híbrido com baterias na Austrália

A Elecnor será responsável pelo maior projeto solar híbrido com baterias na Austrália

A New England Solar Farm chegará aos 720 MW de potência e contará com um sistema de armazenamento de 400 MW

Madrid, 1 de outubro de 2020

O grupo espanhol de infraestruturas, energia, serviços e telecomunicações Elecnor, por meio de sua filial Elecnor Austrália, assinou o contrato chave de mão (EPC) para a primeira fase do projeto solar híbrido New England Solar Farm, que prevê a implementação de 520 MWp dos 900 MWp totais, mais os 50 MWh iniciais do sistema de armazenamento de energia de baterias (BESS) dos 400 MWh potenciais. O complexo solar estará localizado nas cercanias da cidade de Uralla, em Nova Gales do Sul (Austrália).

Trata-se do maior projeto híbrido de energia solar com baterias da Austrália, financiado pela UPC\AC Austrália, uma joint-venture entre a UPC Renewables e a AC Energy, uma subsidiária da Ayala Corporation nas Filipinas. O projeto vai gerar 700 empregos no ponto alto da construção.

A Elecnor assume, dentro do PEC, toda a engenharia e a construção do parque solar, bem como de uma subestação de 33/330 kV. A Elecnor também será responsável pela operação e manutenção nos anos seguintes à inauguração.

Trata-se de um projeto sustentável com uma tecnologia de acompanhamento de eixo único que permitirá aos painéis solares acompanharem a trajetória do sol. Espera-se que as obras da primeira etapa seja concluída nos próximos dois anos. 

A Elecnor na Austrália

A Elecnor iniciou suas operações na Austrália em 2014 e, desde então, já participou da construção de quatro plantas solares com uma potência conjunta de 372 MW, consolidando-se como uma empresa líder em projetos chave na mão por meio de contratos EPC. Em paralelo, a empresa trabalha para ampliar sua presença em projetos de transmissão elétrica.