MADRID, 28 de outubro de 2019

A Elecnor ganha uma concessão em Gana por 45 milhões de dólares

O projeto inclui a construção de uma subestação elétrica na região de Acra, no sudeste do país

A Elecnor, grupo espanhol de infraestruturas, energia e telecomunicações, ganhou a licitação para a construção de uma subestação elétrica em Gana por 45 milhões de dólares da Millennium Development Authority (MiDA). Trata-se do maior projeto em termos financeiros já realizado até o momento no país pela Elecnor. 

A Elecnor realizará os trabalhos de projeção, construção e comissionamento de uma nova subestação exterior de 330/34,5 kV e uma interior, de 33/11 kV. Essas infraestruturas serão operadas por duas das principais companhias elétricas do país, a Ghana Grid Company Limited (GRIDCo) e a Electricity Company of Ghana Limited (ECG), respectivamente. Após a finalização das obras, prevista para o primeiro trimestre de 2021, a rede contará com uma potência de 600 megavolt-ampères (MVAs) que serão distribuídos nos núcleos urbanos nas proximidades da subestação. Essa nova infraestrutura permitirá estabilizar o fornecimento de energia da região, tanto para consumidores particulares quanto para as empresas. 

As novas instalações serão construídas em Pokuase, na região da Grande Acra, no sudeste do país. O objetivo do projeto é aumentar e aprimorar a qualidade e a confiabilidade da rede elétrica na região de Acra, a capital do país. O projeto, que tem uma duração estimada de 24 meses, criará 200 postos de trabalho diretos, dos quais, praticamente 100% serão realizados por cidadãos de Gana. 

A construção dessa subestação faz parte do acordo de colaboração realizado entre Gana e os Estados Unidos desde 2014 a fim de realizar projetos estratégicos que tenham um impacto positivo no crescimento econômico do país. Para isso, os Estados Unidos canalizam o financiamento por meio da MiDA, o organismo encarregado de avaliar, selecionar e conceder as concessões de diversos projetos de infraestrutura. 


A Elecnor em Gana
A Elecnor iniciou suas operações em Gana em 1999 com a instalação de redes elétricas de média tensão no norte do país. Posteriormente, em 2010, o grupo criou uma filial no país africano, coincidindo com o início de um projeto de eletrificação solar rural para o Ministério da Energia.

De volta às notícias
Fechar