A Sareb escolhe a Elecnor para a manutenção de 26 mil imóveis
A Sareb escolhe a Elecnor para a manutenção de 26 mil imóveis
A concessão foi realizada por meio de um processo competitivo em que participaram seis empresas
Madrid, 4 de fevereiro de 2020

A Elecnor será responsável pelos serviços encaminhados para conservação dos imóveis, dos quais 40% são residências e 31%, garagens e depósitos. A carteira concedida também inclui terrenos (13%), obras em andamento (11%) e ativos do setor terciário e industriais (5%).


O serviço será prestado sob novos parâmetros contratuais estabelecidos pela Sareb, por meio dos quais pretende melhorar a eficiência com a seleção de gestores especializados.


O contrato novo terá vigência de dois anos e inclui a prestação de serviços como manutenção preventiva, corretiva e técnica-legal, ao mesmo tempo em que contempla a realização de visitas periódicas a fim de comprovar o estado dos imóveis. O objetivo final é que os imóveis estejam livre de riscos de degradação, evitem danos a terceiros e não percam seu valor.


A maioria dos imóveis incluídos no contrato estão localizados na Comunidade Valenciana (34,7%), seguida de Andaluzia (13,2%), Castela e Leão (9,5%), Catalunha (9%), Castela-Mancha (5,8%), Comunidade de Madrid (5,7%), Região de Múrcia (4,7%) e La Rioja (4,2%).


Sociedade de Gestão de Ativos Procedentes de Reestruturação Bancária (Sareb) é uma entidade privada criada em novembro de 2012 para auxiliar na reabilitação do setor financeiro espanhol e, especificamente, das entidades que receberam ajudas públicas. A Sareb tem o compromisso de proceder com a liquidação dos imóveis e empréstimos adquiridos antes de novembro de 2027. A maioria do capital da Sareb está em empresas privadas (no total, 32 entidades, entre bancos, seguradoras, imobiliárias e um grupo do setor de energia). Além disso, 45,90% pertencem ao Estado, por meio do Fundo de Reestruturação Ordenada Bancária (FROB).