P&D+i

A Elecnor entende a inovação como o motor do progresso e uma garantia para o futuro. O investimento em I+D+i é uma das apostas estratégicas do Grupo, uma vez que a melhoria da competitividade através da I+D+i permite criar valor e diferenciação face à concorrência. 

As áreas tecnológicas de interesse estão principalmente relacionadas com energia, ambiente, água, infra-estruturas, instalações e projectos únicos.

A inovação faz parte do Sistema Integrado de Gestão do Grupo. A Elecnor, S.A. e a Audeca estão actualmente certificadas de acordo com a norma UNE 166002:2014

As iniciativas desenvolvidas ao longo de 2018 centraram-se na melhoria contínua das ferramentas corporativas e no aumento da componente inovadora dos projetos executados. O objectivo destas acções é melhorar os actuais serviços, produtos e processos da Elecnor, bem como explorar novos modelos empresariais. 

Visão de P&D+i

A Elecnor, por meio da inovação, pretende garantir a sustentabilidade, competitividade e diferenciação da empresa, contribuindo com mais valor agregado para os serviços que presta aos clientes.

Princípios
  • Posicionar a Elecnor como empresa fornecedora de serviços de alto valor agregado por meio da realização de projetos de inovação que aumentem a eficiência dos processos e serviços prestados.
  • Manter e desenvolver um sistema de gestão da P&D+i que permita a sistematização e melhoria contínua de todo o processo inovador.
  • Fomentar de forma sistemática a criação de ideias inovadoras e apoiar a transformação em projetos de inovação.
  • Alinhar a P&D+i com as necessidades dos clientes e das organizações do Grupo.
  • Estabelecer mecanismos de vigilância tecnológica e inteligência competitiva que permitam a identificação inicial de oportunidades.
  • Divulgar internamente os resultados dos projetos de forma que os funcionários da empresa possam fazer uso do conhecimento gerado.
  • Proteger os resultados das atividades de P&D+i por meio da aplicação em cada caso do mecanismo mais adequado.
  • Favorecer as colaborações com empresas ou organismos externos por meio de convênios ou alianças que permitam aumentar o potencial inovador da Elecnor.