Uma nova organização para fortalecer o Sistema de Conformidade da Elecnor

O Sistema de Conformidade (Compliance) do Grupo Elecnor faz parte de seus princípios e valores desde sua fundação e da melhoria contínua de suas práticas e procedimentos de gestão.

O Sistema de Conformidade (Compliance) do Grupo Elecnor faz parte de seus princípios e valores e da melhoria contínua de suas práticas e procedimentos de gestão. Desde sua fundação em 1958, a Elecnor e cada um dos seus funcionários têm a vocação e assumem integralmente o compromisso de desenvolver suas atividades de acordo com os mais altos padrões éticos e às leis em vigor nos territórios e países onde a empresa opera. Além disso, cumprem e defendem os direitos humanos, respeitam os direitos trabalhistas, atuam com diligência e profissionalismo, integridade, qualidade, cuidado com o meio ambiente, prevenção de riscos ocupacionais, combate à corrupção e responsabilidade social.

Em 2011, e no contexto da reforma do Código Penal espanhol (2010), que introduziu pela primeira vez a responsabilidade penal das pessoas jurídicas, o Grupo Elecnor adaptou seu sistema de compliance a estas novas circunstâncias e, entre outras ações, publicou seu Código de Ética e formou seu primeiro Comitê de Compliance.

Desde então, o Sistema de Compliance do Grupo Elecnor tem sido constantemente modificado e aperfeiçoado para adaptar-se às novas circunstâncias e alterações legais e aos mais altos padrões nacionais e internacionais nesta matéria. O Grupo obteve grandes conquistas, como tornar-se a primeira empresa espanhola do setor a obter a certificação UNE-ISO 37001 “Sistemas de gestão antissuborno” e, posteriormente, recebeu também a certificação de seu Sistema de Compliance com a norma UNE-ISO 19601 “Sistemas de gestão de compliance criminal”.

Com a nomeação de Gonzalo Sánchez Alber como Diretor de Compliance do Grupo e dos novos membros do Comitê de Compliance, a Elecnor pretende consolidar uma estrutura e um sistema que permitam fortalecer, melhorar e manter funcionando permanentemente o Sistema de Compliance, agregando valor, para continuar promovendo a coordenação entre a Corporação e o Negócio no aprimoramento e operacionalização do Sistema de Compliance.

De volta às atualidades
Fechar