13/12/2019

A IQA, filial do grupo Elecnor no Reino Unido, tornou-se a primeira empresa espanhola a fazer parte do plano elaborado pelo governo britânico para implantação de fibra óptica em todas as residências das ilhas. A filial do grupo espanhol de infraestruturas, energia e telecomunicações firmou um acordo com a empresa de telecomunicações CityFibre para implantar a rede de fibra óptica no Reino Unido pelo valor de 66 milhões de euros. Durante quatro anos, a IQA realizará os trabalhos necessários para que 100 mil residências de Newcastle tenham acesso a uma conexão de fibra.

A filial do grupo Elecnor foi escolhida devido ao seu grande conhecimento na construção das infraestruturas necessárias para a implantação da fibra óptica em países como Espanha e Itália. A Espanha é, juntamente com a Coreia do Sul, uma das geografias com maior número de residências com acesso aos serviços de fibra óptica. Na Espanha, 80% do território já implantou a rede de fibra óptica. A Elecnor contribuiu consideravelmente para esta situação, uma vez que construiu 15% de todo o mercado de residências da Espanha para todas as operadoras do mercado espanhol: Movistar, Orange, Vodafone e MásMóvil.

O Reino Unido quer expandir o uso de fibra óptica em todo o seu território. No âmbito desse plano, a CityFibre, sócia da filial da Elecnor, tornou-se a principal operadora de banda larga alternativa do Reino Unido. A companhia está realizando grandes investimentos no âmbito do plano Gigabit City, que tem como objetivo ampliar a rede de fibra do país. Com essa finalidade, a companhia fechou um acordo de financiamento superior a um trilhão de libras, o maior da história do Reino Unido para instalações de implantação de fibra óptica, pré-selecionando 37 regiões. Além disso, a CityFibre chegou recentemente a um acordo com a Vodafone que possibilitará a implantação da fibra óptica em um milhão de residências e empresas até 2021, com a meta de alcançar os cinco milhões em 2025.

Projetos como o que a CityFibre e outras operadoras estão desenvolvendo compreendem o plano do governo britânico de aumentar o número de residências com cobertura de fibra, já que atualmente alcança apenas 10% das residências, comparado a 80% registrado na Espanha. Para reverter essa situação, a administração britânica estabeleceu o objetivo de aumentar esse número para 50% em 10 anos e alcançar a cobertura de todo o território em 2033.

Após ter iniciado um projeto semelhante na Itália, há dois anos, o acordo com a CityFibre possibilita que a Elecnor utilize toda sua experiência na área de telecomunicações e expanda sua presença internacionalmente em um mercado, o britânico, com grande potencial de crescimento.

O acordo com a CityFibre dobrará o potencial da IQA no Reino Unido. No final do ano de 2018, sua folha de pagamento tinha 265 funcionários, com faturamento de 29 milhões de euros em vendas. A filial do grupo Elecnor começou a operar no Reino Unido em 2012. Sua principal área de atuação concentra-se em todos os tipos de serviços e infraestruturas elétricas para clientes como a Scottish Power.